Recomendações

(6)
José Geraldo de Paula, Estudante de Direito
José Geraldo de Paula
Comentário · há 8 anos
Excelente texto com a bela proposta de falar da função do estudante de direito como condutor da sociedade ao reconhecimento dos seus direitos e exercício da cidadania. Há sim que aperfeiçoar a ordem jurídica para que, de forma justa, rápida e eficiente, todo o cidadão tenha a possibilidade de acesso aos tribunais, apresentando como base a garantia constitucional de livre acesso à justiça.

Em diversos pontos do texto falou-se do Bacharel de Direito e de sua nobre função de dar suporte para que toda a população que, normalmente , desconhece seus direitos tenha acesso ao ordenamento jurídico para resolver suas mazelas e também que deem suporte para que toda a sociedade tenha conhecimento de todos seus direitos, bem como a de zelar e induzir para que todos os direitos expressos sejam efetivamente postos em prática.

Quer seja corroborando para que a sociedade usufrua de seus direitos e tenham o livre acesso à justiça, e futuramente, como operador do direito, criando mecanismos e/ou melhorando os já existentes, tornando-os mais eficientes e operantes, possibilitando tanto o ingresso da população como a rapidez da justiça ; garantindo a efetivação das leis, possibilitando a maior agilidade nos processos, bem como enfim dando um feedback informando ao cidadão como se deram suas decisões, facilitando seu entendimento, passando assim, a ideia de que a “justiça foi feita”.

Muito bem, e muito louvável até, todas essas funções do BACHAREL DE DIREITO, e em assim sendo , sugiro aos Senhores que promovam um Fórum de Debates com toda a Sociedade envolvendo essa temática e a injustiça que estão cometendo com milhares de desempregados Bacharéis em Direito que estão aí por esse nosso Brasil Varonil , por culpa da Bendita OAB e seu exame da Ordem. Imaginem senhores , o quanto seria mais próspero para nosso país se esse batalhão de Bacharéis estivessem operando . Acredito que por um pequeno decreto poder-se-ia adequar toda essa realidade e de maneira paulatina , como estagiários no início auxiliando em todos os órgãos do judiciário , até atingirem graus mais avançados de iniciação na arte jurídica. Vale observar que o Bacharel de Direito é o único profissional no Brasil que mesmo recebendo o Diploma de Graduação em Direito está impedido de exercer a profissão ,embora tenha estudado e sido testado e aprovado nas Escolas que se objetivaram ensinar Direito. Porque uma provinha somente, depois de 5 ou mais anos de estudos vai habilitar quem já está formado e graduado em Direito??? A seleção dos melhores o mercado certamente o fará.
Até Médicos formados no exterior não precisam fazer provas de conhecimentos como é o exemplo recente aí do Programa Mais Médicos.

Isso também é fazer justiça !!! Eis o nosso pedido!
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em São José (SC)

Carregando

Elson de Almeida Santos

Rua Ana Beatriz Martinho, 104 - São José (SC) - 88104-540

Entrar em contato